BLACK WADE: Processo de Remasterização + Primeiras 21 Páginas


Preliminares

Creio que para muitos, Black Wade: O Lado Selvagem do Amor foi o primeiro contato com Bara, Yaoi, Furry e toda a diversão que vem com isso, lançado em 2009 na forma de revista física a trama rapidamente foi escaneada em uma fotocopiadora, lançada na web de forma clandestina e se popularizou! Por nunca ter tido uma versão digital, essa obra conta apenas com a scan original, produzida lá no começo dos anos 2010, com baixa qualidade, ranhuras, artefatos da precária digitalização e manchas de esperma seco que continham na versão física que foi escaneada!


Pensando nisso, em 07 de Setembro de 2023 eu iniciei um novo projeto no BYFD, remasterizar a obra, aumentar sua qualidade em até 2x, aumentar a densidade de pixels, corrigir os artefatos, repintar as manchas de esperma seco que foram escaneados, e claro trazer uma tradução revista e atualizada, com a qualidade que vocês já conhecem.

Preparem-se para me acompanhar nessa jornada, onde irei contar todo o processo!

Sonhos de uma IA + Remasterização


O processo inicial se deu na remasterização da obra, claro eu poderia seguir o tradicional, abrir no Photoshop, aumentar a densidade de pixels para 3000, aplicar filtros de Alta Frequência, Máscaras de Nitidez, redução de ruído, e dezenas de outras ferramentas que fariam a remasterização de uma página levar centenas de horas.
Pensando nisso e em todo o trabalho que daria, eu pensei em uma solução simples, IA.

Eu sei, IA’s representam tudo que lutamos contra, é a precarização do trabalho de um artista, um roubo, uma escória! Mas, não as IA’s dedicadas a recuperação de fotos, e é aí que entra a IA que se tornou minha melhor amiga nesse projeto swin2sr da Replicate.


 

O processo é lindo, a IA elegante e a  ferramenta simples, mas também cara, em termos energéticos e em termos de dólares mesmo, foram cerca de 75 iterações. Mas o resultado não foi incrível como eu inicialmente ansiava, artefatos se instalaram em minhas imagens, sonhos produzidos por uma IA.





Os borrões de um escaneamento ruim e as manchas de esperma seco na revistinha original se tornaram munição para que a IA em diversos pontos da imagem sonhasse, criando diversos artefatos que levariam dias e dias para serem caçados por mim, apagados, redesenhados e que fosse trazida a obra sua integridade máxima.



E aí que se iniciou a edição, nesta etapa eu deixei a IA de lado e me debrucei sobre o Photoshop, e sobre o IbisPaint, foram páginas e páginas de edição e redesenho, mas o resultado creio que será um primor.

Edição + Tradução


A caça aos artefatos criados pelos sonhos de IA era somente o ponto inicial da edição, após se criar o equilíbrio perfeito entre as imperfeições do escaneamento original e as correções realizadas por mim, chegou a hora da limpeza. A limpeza é o que chamamos limpar os balões e prepará-los para receber a tradução.




Antes da tradução deve haver conceituação e adaptação, a trama se passa na época das grandes navegações, onde as companhias inglesas dominavam os mares, invadindo terras, colonizando, roubando e estuprando, e nada mais irônico que o nosso protagonista ser tomado e abusado por um sujo pirata! Devido a todo esse momentum eu adaptei da forma que achei mais coerente, preservando os nomes originais assim como localizações reais, mantendo o tom rebuscado do protagonista Inglês, misturado ao linguajar impróprio, sujo e safado de nosso Pirata abusador, a combinação tenho certeza irá agradar a Ingleses e Piratas.





Curiosidades + Afterword


MATELOTAGE: O casamento do mesmo sexo entre os piratas.

No século XVII os piratas formavam uma comunidade exclusivamente masculina; vivendo às margens da lei, longe das mulheres e famílias, sujeitos às intempéries, acidentes, doenças e morte violenta, eles desenvolveram suas próprias regras de sobrevivência. Uma das mais famosas foi o ‘’matelotage’’, uma união do mesmo sexo, que, particularmente na ilha de Tortuga, no Caribe, era bastante semelhante ao casamento.  Na mesma época em que na Europa e suas colônias a homossexualidade era reprimida, hostilizada e estigmatizada sob o rótulo ‘’sodomia’’, na sociedade dos piratas (uma sociedade ‘’desviante’’ e ‘’fora da lei’’) a relação afetiva e sexual entre dois homens não causava escândalo e pareceu razoável.  Como em uma cerimônia de casamento convencional, os homens envolvidos em matelotage trocavam alianças de ouro e juravam entre si que sua união seria eterna. TEM COISA MAIS REVOLUCIONÁRIA DO QUE PIRATAS GAYS SE CASANDO?


Espero muito que vocês engajem e embarquem nessa comigo, postarei primeiro 21 imagens que já estão 100%, após isso irei postando aos poucos as próximas, deixar um gostinho de quero mais é essencial!


----------------------------------------------------
Sinopse: Black Wade mostra a divertida história de amor entre um pirata rude e truculento e um jovem oficial formidável, o temido pirata Black Wade tem uma mente cruel e uma sexualidade explosiva. Sua crueldade é lendária, mas vacila quando ele encontra o jovem e caloroso oficial inglês Jack Wilkins. Estes dois homens absolutamente diferentes são prisioneiros do seu destino, dominados pela sua paixão, eles se unem em uma luta pela liberdade e pelo amor.

CONTINUA EM BREVE!!!

Talvez Você Goste:

Comentários

Trending Posts